quarta-feira, maio 05, 2010

Amor à Bíblia

Erlo Germano Köhler nasceu na cidade de Taquara, RS, em 17 de abril de 1945. Formado em Teologia pelo IAE (hoje Unasp), trabalhou com artes gráficas e fotografia na Casa Publicadora Brasileira. Aposentado, ele pode se dedicar ainda mais a dois de seus passatempos preferidos: montar pipas sofisticadas e colecionar Bíblias. O interesse pela Bíblia vem da infância – assim que aprendeu a ler, Erlo ganhou um exemplar de capa preta das Escrituras Sagradas. Ele leu a Bíblia toda pelo menos sete vezes, em português, e em alemão (com letras góticas) duas vezes. Seu texto bíblico predileto é Jó 42:5: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem.” Casado com Ester de Castro Lobo Köhler, tem uma filha chamada Adriana. Nesta entrevista, concedida a Michelson Borges, Erlo fala mais de sua paixão pelo Livro Sagrado e do que tem feito para divulgar a Palavra de Deus:

O que mais o surpreende na Palavra de Deus?

Quanto mais leio a Bíblia, mais a compreendo. Textos que já se conhece há muito tempo tornam-se mais claros com a leitura frequente. Mas, o que realmente me surpreende, é o poder transformador da Palavra de Deus. Pessoa alguma que leia a Bíblia, sem reservas, será a mesma depois. Ela será melhor. Isso é um milagre divino que só esse Livro é capaz de realizar.

Mencione algum benefício adicional da leitura da Bíblia.

Se você lê a Bíblia e permite que o Espírito de Deus aja em você, seu orgulho, egoísmo, altivez, mesquinhez serão quebrados e o caráter de Deus será refletido em sua vida. Se você não lê a Bíblia, sua vida refletirá toda maldade normal do ser humano. Em resumo: ler a Bíblia nos aproxima de Deus e do próximo.

Pode mencionar também algum exemplo de transformação pela leitura do Livro Sagrado?

A história que vou contar aconteceu com Doneshor Tripura, no sudeste de Blangadesh. Doneshor apascentava a manada de búfalos de seu pai às margens do rio Chengui. Era um dia muito quente, por isso, ele resolveu dar um mergulho no rio. Ao chegar ao meio do rio, notou algo curioso que flutuava em sua direção. Ao chegar mais perto, viu que era um livro. Examinando melhor, no dorso do livro, estava escrito Pobitro Baibel (Bíblia Sagrada). Em sua casa, todos eram seguidores do hinduísmo. Todas as manhãs e tardes, a família se reunia para rezar e colocar oferendas de alimento no altar, e duas vezes por mês jejuava.

Doneshor já tinha ouvido falar do livro sagrado dos cristãos, embora jamais tivesse visto um. Seus pais sempre lhe infundiram profundo respeito ao sagrado. Assim, ao retirar a Bíblia da água, cuidadosamente a colocou para secar durante três dias. Depois começou a lê-la. As primeiras páginas lhe falaram de um Deus Criador. No Guita, um dos livros sagrados do hinduísmo, também é apresentado esse conceito. Depois ele leu sobre a criação de Adão e Eva. O Guita fala dos primeiros seres humanos, que provavelmente se tratavam dos mesmos indivíduos, mas com outros nomes. Leu ainda nas páginas do Gênesis sobre o início do pecado entre os seres humanos e o desejo de Deus em perdoá-los.

Durante um ano, Doneshor tentou comparar o Guita com a Bíblia, mas interrompeu a tarefa porque acabou descobrindo que esses livros não podem ser comparados. Ele finalmente compreendeu que algum dia deveria entrar para uma religião cristã. Saiu de casa para estudar na universidade e se esqueceu da Bíblia durante cinco anos.

Formado, voltou para sua vila de origem. Certo dia, Doneshor estava fazendo compras no supermercado local e encontrou um antigo colega de colégio, que havia se tornado cristão. Isso o deixou muito feliz e curioso. Ele contou ao colega sobre a Bíblia que havia achado no rio anos antes. Depois de conversarem um pouco, o amigo cristão convidou Doneshor para assistir a reuniões na Igreja Adventista do Sétimo Dia, a 50 quilômetros de distância. Doneshor foi e gostou.

Doneshor estava tão feliz com o conhecimento da Bíblia que começou a contar para seus amigos da vila o que Cristo estava fazendo em sua vida. Eles também foram assistir as reuniões.

Passado um ano, Doneshor pediu ao pastor que o batizasse. Como não havia tanque batismal na igreja, o batismo seria no rio Chengui. Isso o emocionou muito porque ele selaria seu pacto com Deus no mesmo rio que lhe trouxe a Bíblia e onde tudo começou.

Doneshor foi batizado no dia 13 de novembro de 2002, ele e mais sete companheiros da aldeia que ele havia convidado para estudar a Bíblia.

Por que a Bíblia é o livro mais difundido e lido do mundo?

Porque é o livro dos milagres! O milagre da sua formação – são 66 livros, 40 autores de profissões diferentes, escrito num período de 1.600 anos. Mas há na Bíblia um só plano, uma só unidade e um só autor divino guiando os humanos. O milagre da sobrevivência – tudo foi escrito sobre papiro e pergaminho, materiais frágeis. O milagre das traduções – num mundo com mais de 6 mil línguas e dialetos, podemos afirmar que 99% da população mundial pode ler a Bíblia em sua própria língua. O milagre do interesse – a Bíblia e sua mensagem são facilmente entendidas pelas pessoas de qualquer idade e nível intelectual. A Bíblia fascina as pessoas. O milagre da idade – já se passaram mais de 3.500 anos desde que Moisés e os demais autores escreveram. Nenhum outro livro foi tão picado, fatiado, peneirado, devassado, investigado, criticado e perseguido durante séculos, mas sobreviveu. A Bíblia continua amada e estudada e lida por milhões de pessoas. O milagre de vendas – é o livro mais traduzido, mais impresso, mais vendido e mais lido. O milagre da transformação – a principal razão porque creio que a Bíblia é a Palavra de Deus é por causa do seu poder transformador. Ela analisa nossas características pessoais e dá a convicção do pecado. Não importa quantas evidências da credibilidade da Bíblia sejam acumuladas, ainda assim, Cristo deve ser aceito pela fé, que é a porta para a vida eterna.

Como começou sua coleção de Bíblias?

Sempre gostei de colecionar coisas. Um dia cheguei à conclusão de que deveria colecionar algo que pudesse dividir com os outros, então veio a ideia de colecionar Bíblias. Isso foi em 1972. Assim que tivesse certo número, faria a primeira exposição, incentivando as pessoas a lerem a Bíblia e a confiarem no Deus da Bíblia.

Hoje tenho 1.603 Bíblias em meu acervo. A mais antiga é do ano 1669. A mais curiosa é uma Bíblia chamada de “Siga a Bíblia”, de sete quilos, que tem 46 centímetros de comprimento e 32 de largura. Cada livro da Bíblia está traduzido em uma língua diferente. Portanto, é uma Bíblia em 66 línguas diferentes.

Outra Bíblia de importância é a “Bíblia Citações”, ilustrada com 979 pinturas, por Carlos Araújo. Esse trabalho foi iniciado em 1992 e concluído em 2007. A Bíblia pesa nove quilos.

Existe uma porção da Bíblia que mede 3,5 x 3,5 mm, impressa em sistema tipográfico. Cada página tem um “Pai Nosso” em uma língua diferente.

Você também coleciona Bíblias de personagens de destaque da Igreja Adventista.

Sim. Esses personagens mantiveram comunhão com Deus por meio da leitura da Bíblia e se prepararam para servir ao próximo. Espero que ao serem vistas em exposições, essas Bíblia sirvam como incentivo de leitura, à exemplo do que os pioneiros fizeram.

Tenho a Bíblia do Pr. Emanuel Kümpel, do Dr. Galdino Nunes Vieira, Pr. Hermínio Sarli, Pr. Jerônimo Garcia, Pr. Alcides Campolongo, Pr. Wilson Sarli, Pr. Leo Ranzolin, Carlos Trezza, Heber Pintos, Pr. Rubens Lessa, Pr. José Bessa, Pr. Ivo Souza, e tantos outros.

Como funcionam as exposições?

Fazemos três tipos de exposições em relação ao volume de material exposto:
pequenas – são aquelas que montamos de forma rápida, fazemos uma palestra ou entrevista com uso de PowerPoint, e alguma interação com o público com duração de uma hora a uma hora e meia. Após a reunião o público visita a exposição que está dentro do mesmo recinto. Médias – são aquelas montadas em escolas fundamentais e de ensino médio. Nesse caso, a visitação geralmente é feita por classe e as explicações podem ser mais detalhadas, os alunos podem participar mais. Grandes – são exposições para grandes eventos, nos quais o número de visitantes ultrapassa quatro a cinco mil pessoas. Por exemplo: em universidades, camporis de desbravadores, etc.

Em todas as exposições, dispomos o material sobre mesas em forma de blocos definidos por assuntos. É feita uma separação visual e cada bloco recebe um título. Hoje dividimos todo o material em 33 assuntos diferentes. Por exemplo: Bíblias em Línguas Diferentes, Bíblias Antigas, Bíblias Para Deficientes Visuais, Bíblias Infantis, Bíblias Para Jovens, Bíblias Para Adolescentes, Curiosidades Bíblicas, Bíblias de Luxo, Perfumes Citados na Bíblia (são 15 que podem ser cheirados), etc.

Nas exposições grandes, levamos o material completo e ainda 12 painéis com 24 faces, nos quais contamos, por meio de documentos, a história da escrita; a história de Moisés, que começou a escrever a Bíblia; reprodução de documentos de como era feita a cópia manual da Bíblia através dos séculos, até chegar em 1450 d.C., com o uso da imprensa por Gutenberg e como isso se desenvolveu depois com as traduções. Também nesses painéis apresentamos, entre outras coisas, em forma de fotos, as ruínas das sete cidades do Apocalipse e fotos da Palestina bíblica.

Qual a reação das pessoas que visitam as exposições?

A maioria expressa sentimentos favoráveis com o que vê. Cada um vê e reage de formas diferentes ao ver uma mesma coisa. Mas é unanimidade a reação de admiração com o número de línguas em que a Bíblia esta traduzida e que todos podem ler a Bíblia em sua própria língua, a existência de uma Bíblia para cada gosto e o acesso fácil para quem quiser adquirir uma.

Um conselho para quem tem e quem não tem vontade de ler a Bíblia.

O único conselho que posso dar para quem não costuma ler a Bíblia é leia a Bíblia. Mesmo que tenha preconceito contra a Palavra de Deus, mesmo que nunca a tenha lido, mesmo que não tenha vontade de fazê-lo, leia a Bíblia e verá o que vai acontecer.

Para quem tem vontade, mas não consegue, peça a Deus que o ajude e Ele irá atendê-lo. Comece lendo apenas cinco minutos diários, tendo como meta chegar a 15. Comece a leitura pelos Evangelhos e Salmos. Escolha a melhor hora do dia. Escolha aqueles momentos do dia em que a mente está descansada e que ninguém o interrompa. O prazer da leitura da Bíblia virá com o tempo.


Contato para exposições e doações:

Erlo Germano Köhler e Ester de Castro Lobo Köhler
Fones (15) 3251-5596 e (15) 9789-0631
kohlers@ig.com.br
Caixa Postal 257 – Tatuí, SP

Se você tiver uma Bíblia em casa, que não esteja usando, e que seja diferente, como por exemplo: numa língua não comum, uma Bíblia antiga, um formato ou tamanho fora do comum, etc., faça contato conosco. Sua Bíblia ainda poderá ser útil e ajudar a despertar muitas pessoas para a leitura da Palavra de Deus.